Qualquer projeto, seja design gráfico, web design ou sistema, devemos começar pelo planejamento. Já adianto uma questão: mesmo depois de ter feito faculdade na área de desenho industrial, eu não concluí minha formação com uma metodologia sólida de planejamento de projetos. Então, se você também estiver meio perdido e não sabe exatamente onde começar, não se preocupe. Você desenvolverá sua própria metodologia, ao longo do tempo. Enquanto isso, quero ver se esta parte do conteúdo consegue suprir o que ficou ausente na formação tradicional. A idéia é complementar e atualizar esta parte constantemente.
Gostaria também de tentar explicar como funciona o planejamento de projetos de uma forma ampla, para que possa ser aplicado em outras áreas de criação e desenvolvimento, pois vejo muitos pontos em comum.
Antes de te encomendarem um projeto, você deve ter recebido uma solicitação de orçamento. Na verdade, o planejamento já inicia na formulação do orçamento. Especialmente porque, o mais indicado é você entender um pouquinho do segmento da sua prospecção antes de conversar com o possível cliente. Dessa forma, tem mais chances de realizar um fechamento com sucesso. Caso queira mais detalhes sobre como formular orçamento, visite esta parte do conteúdo
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Vou dar um exemplo. Vamos supor que você receba uma solicitação de orçamento de uma loja online de venda de peças de carros. A primeira coisa que você tem que fazer antes de formular o orçamento, é visitar algumas lojas online do mesmo segmento. Primeiramente, para tentar medir a quantidade de trabalho que terá pela frente e ajudar na cotação. Segundo, para ter uma pequena intimidade com o assunto, caso você e sua prospecção conversem sobre o projeto. Neste momento, você terá uma idéia macro sobre o projeto. Beleza – vamos em frente.
Depois do orçamento aprovado, você vai não só tentar planejar o projeto, mas vai também tentar conduzir o andamento do trabalho de forma que o cliente não se sinta sobrecarregado com informações e não se assuste com a carga de trabalho que ele terá que te auxiliar. Isso pode causar grandes problemas na relação profissional. Você tem que partir do princípio que seu cliente é leigo, preguiçoso e ocupado. Mas fique tranqüilo que vou explicar como contornar esta situação.
Já que o primeiro passo, antes da formulação do orçamento, tinha sido pesquisar de forma macro sobre o segmento do seu cliente, o segundo passo seria fazer um briefing com o cliente. Muitas empresas ou profissionais já possuem um questionário detalhado para enviar para os clientes. Caso queira seguir por este caminho, basta buscar no google por “questionário briefing (nome do tipo de trabalho: ex: web design)”. Tem alguns que são bem extensos. Não são todos os tipos de clientes que têm o perfil para preencher um documento word de 3 ou 4 páginas. De qualquer forma, vou passar um jeito sucinto e objetivo de como eu faço as solicitações, através de e-mail, para alguns casos: