Se você tem facilidade com as outras duas área comentadas acima, dificilmente terá facilidade com essa também. Porém, no meu entendimento, esta parte também é importante para a formação. Vou explicar o porquê.
Qualquer projeto vai precisar de instruções. Não só para o usuário que visita um site ou sistema projetado por você, mas também para seu contratante, departamento, ou, em alguns casos, seu patrão, para orientar em como manipular um determinado recurso tecnológico que criou.
Além do mais, uma comunicação clara e objetiva, ajuda muito no convencimento de uma idéia. Ou uma justificativa de uma determinada ação. Digo por experiência própria. Eu tinha muito problema em convencer meus contratantes que uma solução era o caminho ideal. Até quando eu comecei a dar mais importância na elaboração dos textos de comunicação, sobre qualquer aspecto, com meus clientes. Minha relação com eles melhorou muito. E de quebra, ainda passou uma confiança maior, que resulta em mais autonomia para o desenvolvimento de projetos e, conseqüentemente, menos questionamento sobre suas decisões.
Muitas vezes você será obrigado a dar mini-aulas para justificar grandes ou pequenas decisões / ações suas. De vez em quando, isso desgasta bastante. Infelizmente, é assim mesmo e não tem como mudar muito. Arrisco a dizer que em muitas outras áreas também é assim...então, não se iluda.