- Sites Institucionais:Seriam sites relativamente simples para disponibilizar informações gerais sobre uma empresa, produto, trabalho, lugar, profissional ou pessoa. Normalmente, a estrutura é simplificada para acesso às informações de forma objetiva e rápida, com poucos links de acesso.
- Sites Educacionais:Sites que comportam conteúdo didático para determinados assuntos. Uma característica importante deste tipo de site seria a previsibilidade de crescimento de conteúdo e links. Ou melhor, seria interessante projetar o layout de forma que alguns menus possam aumentar de quantidade e profundidade, na medida em que são introduzidos mais conteúdos.
- Comércio Eletrônico:Sistemas que possam efetuar venda de produtos. Na maioria das vezes, pode conter um catálogo digital, organizado por categorias e filtros, além de carrinho de compras, cálculo de frete e cadastro. Claro que, conforme o e-commerce for crescendo, pode incorporar mais funcionalidades de automação e interatividade com o visitante, como sugestão de produtos similares, cupons de descontos, wishlist, entre outros. As possibilidades são infinitas. Além disso, pode também ser um site de vendas junto com uma parte institucional para apresentação da empresa.
- Portais e plataformas:Voltado para funcionamento de idéias exclusivas. Seja um produto digital, seja um grande diretório estruturado de forma 2.0 (colaborativo) para reunião de informações sobre determinados segmentos ou assuntos. Este tipo de projeto também pode crescer infinitamente com agregação de recursos e funcionalidades. Além também de se transformar num e-commerce com venda de assinaturas ou market place, com venda de produtos de terceiros.