A esta altura, não preciso dizer que é de extrema importância deixar seu HD de sistema separado dos de trabalho. For a o HD de sistema, organizo minhas informações da seguinte forma:
- HD Projetos - Atuais (ou Em Andamento):
Um HD para projetos que estão em andamento. Indico entre 500 GB e 1 TB. O mais importante é se um HD de alta velocidade. 7.200, 10.000 rpm ou HD SSD, para os que possuem mais verba disponível. Este é o HD principal de trabalho, então quanto maior a qualidade do HD, menor a probabilidade de você ficar na mão no meio do desenvolvimento de um projeto.
- HD Projetos - Acervo
Um HD separado para colocar os clientes que já terminou o projeto e que dificilmente solicitará um próximo serviço, seja por qual motivo for. Indico também entre 500 GB e 1 TB. Não há necessidade de ser um HD rápido ou de boa qualidade. Pois estes arquivos vão servir mais para clientes antigos que solicitem um backup do projeto ou que algum cliente volte a fazer trabalho contigo. Neste caso, você copiaria a pasta inteira de volta para o HD Projetos - Atuais para voltar com o desenvolvimento.
- HD Biblioteca:
Serviria para organizar seus arquivos base, arquivos de referência, banco de imagens entre outros itens. No meu caso, eu ainda coloco minha biblioteca de mp3 neste HD. Essencial para ajudar na criação! Indico entre 500 GB e 1 TB para este HD também, sem a necessidade de ser um HD rápido ou de boa qualidade.
- HD Empreendimentos (ou Administrativo):
Neste HD é onde organizo meus arquivos administrativos, como propostas, arquivos relacionados a marketing e divulgação. Além de diretórios separados para cada projeto de risco que eu venha a participar. Projetos em que eu faça parte da sociedade ou tenha uma participação mais intensa. Neste HD coloco também um diretório especial para organização de portfólio. Uma dica: comece a organizar isso cedo, pois depois fica extremamente tedioso e volumoso. Para este tipo de dados, sugiro entre 250 GB e 500. Também sem a necessidade de HD com alta performance.
- HD Backup:
Se possível, um HD de 2 GB a 4GB, para que possa fazer o backup de todos os HDs, num só. Caso não ache interessante, sugiro separar em 2 HDs de backup - um para os HDs de projetos e outro para HDs de biblioteca e empreendimentos.
Caso queira saber mais sobre esta parte, acesse este link: Como organizar seus backups.
Outros HDs:
Para outras necessidades mais pessoais, indico organizar tudo em um HD só. Porém, se tiver espaço e verba, separar por tipos de necessidades também. Por exemplo, eu possuo um HD só para downloads e outro só para servir arquivos de mídia compartilhada que eu venha a usar bastante.
Bom, se não tinha idéia de como começar a organizar, ta aí um bom início.