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Como Organizar Seus Arquivos de Biblioteca
CURSO WEB DESIGN
Indico separar um HD somente para arquivos de biblioteca. Dessa forma, se precisar prestar algum serviço fora do seu local preferencial, terá praticidade em transportar seus arquivos importantes. Contanto que faça sempre backup antes de transportar. Lembre-se: o acúmulo de memória industrial / tecnológica que você terá ao longo da sua vida profissional será o diferencial para otimizar seu tempo no desenvolvimento de projetos e, conseqüentemente, receber mais pela hora trabalhada.

Junto com estes arquivos, eu colocaria também os arquivos referentes às músicas de trabalho. Sim, considero esse ponto importante para o desenvolvimento dos projetos. Sua playlist. Separado da forma que achar melhor. Contanto que saiba recorrer à playlist ideal para produção “hard core”, para momento de criação e certamente algo mais suave para tarefas burocráticas, como responder e-mails e montar relatórios de andamento de projeto.
Segue um pequeno exemplo de como tenho isso organizado:
- biblioteca

    - áudio

        - categorias personalizadas

    - imagens

        - banco de imagens

        - autoria própria

    - áudio (para efeitos sonoros)

        - botões

        - instrumental

        - mais exemplos

    - criação

        - layout de sites

            - estudos

            - visualização

        - logomarcas

            - estudos

        - design gráfico

    - fontes

        - coleções completas

        - seleções           

    - programas

    - programação (arquivos fonte de sua plataforma / biblioteca de funções)

        - html

        - php

        - asp.net

        - android

        - iOS

        - db

        - word press

        - joomla

    - musicas

        - hip hop

        - r n b

        - nacional

        - rock

Criação - Layout de Sites

Não importa qual programa de criação gráfica prefere utilizar. Fato é que você sempre terá arquivos fontes dos layouts criados para seus clientes. Normalmente, eu preparo uns dois ou três layouts para o cliente decidir por qual caminho gráfico, seu visual seguirá. Dessa forma, acabo ficando com “layouts não aproveitados”. Muitos destes layouts são ótimos. Aliás, raramente o cliente escolhe o layout que eu mais gosto para seu projeto. Sendo assim, para não perder bons trabalhos e tentar aproveitar alguns deles, deixo todos os layouts não aproveitados nesta pasta, para ficar mais fácil de achar e pesquisar em situações de trabalhos futuros com a mesma temática. O processo de adaptação de cores, links de navegação e gráficos são muito mais fáceis de realizar, além da rapidez, é claro. Que sempre acaba traduzido em otimização de tempo e maior retorno financeiro.

Criação - Layout de Sites - Visualização

Vou um passo além de somente separar os arquivos fontes. Faço uma exportação em jpg de cada layout. Assim, não preciso abrir arquivo fonte por arquivo fonte para avaliar se aquele layout serve para um novo projeto ou não. Os arquivos fontes em corel, illustrator e photoshop costumam pesar mais para abrir. O jpg abre com muito mais velocidade em programas de visualização de imagens e você consegue avaliar da mesma forma. Dica para programa de visualização e gerenciamento de imagens - ACDSee.


Criação - Logomarcas

O mesmo ocorre para os trabalhos de criação de logomarca. Mantenho os arquivos fontes de versões não utilizadas em uma pasta e a visualização dos jpgs exportados em outra. Existem muitas situações de conseguir usar um estudo de logomarca para outro cliente, do mesmo segmento. Até nas situações que tenha que criar algumas opções do zero, mas tenha que apresentar algumas alternativas para o cliente. Não tem jeito, o cliente sempre quer ver mais de uma opção, mesmo que você esteja completamente convencido sobre qual opção gostaria de ver aproveitado no projeto.

Toda esta organização, não é em vão. É essencial para você construir sua memória tecnológica / industrial para conseguir otimizar cada vez mais seu tempo, sempre com o objetivo de aumentar a qualidade dos projetos desenvolvidos em menor tempo e, conseqüentemente, retornando mais lucro pela hora trabalhada.

Uma última dica: se você tiver condições financeiras de deixar uma cópia de sua biblioteca em nuvem, seria o ideal. Porém, como possui arquivos pesados, acaba necessitando de um grande espaço e que por sua vez, dificilmente vai achar um serviço gratuito para armazenamento nessas proporções. Faça backup constantemente, e sempre poderá contar com suas “ferramentas de trabalho” a qualquer momento. Lembre de optar por uma grande companhia para este tipo de serviço, pois correm menor risco de falir, interromper o serviço e você ficar sem seus arquivos quando mais precisar.

Alguns serviços de armazenamento em cloud:
- Google Drive
- Amazon
- Microsot
- Rack Space
- Microsoft One
- Azure