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Como Elaborar e Organizar Suas Propostas
CURSO WEB DESIGN
Na medida em que começar a enviar propostas para seu network de conhecidos, vai reparar que parte das informações de suas propostas são similares e que muitas dúvidas que suas prospecções* possuem, são recorrentes. Dessa forma, consegui elaborar um modelo de apresentação de orçamento que explica detalhadamente sobre o que se trata o trabalho e ao mesmo tempo, esclarece alguns pontos importantes do desenvolvimento, para facilitar o entendimento por parte do possível futuro cliente.

Antes de tudo, um cabeçalho simples:
Exemplo:
Data: 01/01/2099
Validade da Proposta: 5 dias
Cliente: Nome do Cliente ou Nome da Empresa
Tipo de Proposta: Descrição do Trabalho a Ser Realizado (ex: Criação de Site)

Antes de iniciar a parte técnica, faço uma pequena apresentação, que pode ser pessoal ou da empresa, se estiver prospectando como PJ.
Exemplo:
- Seu background acadêmico / técnico;
- Seu diferencial;
- Sua especialização e foco;

Depois, falo um pouco sobre o objetivo do trabalho, de forma bem clara para que qualquer um possa entender.
Exemplo:
- Criação de site de acordo com as características solicitadas pelo contratante para a sua divulgação e/ou dos seus produtos e serviços pela internet, aumentando o nível de relacionamento com seus clientes, parceiros e fornecedores.

Neste momento, começo a entrar na parte técnica. Lembre-se que sua prospecção pode tanto ser um cliente leigo, mas como pode ser um departamento de TI de uma empresa. O leigo, certamente, vai pular esta parte ou passar rapidamente. Mas para pessoas com nível técnico avançado, vai perceber que você entende do assunto e domina a tecnologia.
Exemplo:
- Linguagens utilizadas;
- Banco de dados utilizado;
- Tipo de servidores indicado (compartilhado ou virtual / semi dedicado);

Nesta próxima etapa da apresentação da proposta, começo a falar um pouco mais especificamente das etapas do trabalho.
Exemplo:
- Briefing com o cliente para detalhar o projeto;
- Pesquisa sobre os concorrentes;
- Criação de layout;
- Produção de conteúdo, caso seja solicitado pelo contratante (cotação separada);
- Redação dos textos, caso seja requisitado e acordado pelo contratante;
- Estapa de programação;
- Implementação do conteúdo;
- Teste de navegação e funcionalidade do projeto;
- Finalização.

Depois, volto para informações comuns, que prospecções solicitam. Acaba funcionando como um FAQ (frequently asked questions) ou perguntas freqüentes, como:
- Sua forma de manutenção ();
- Requisitos mínimos (detalhar);
- Divulgação (detalhar);
- Treinamento (detalhar);
Detalhar estes itens ao máximo, pois pode servir também com uma blindagem contratual.

Em seguida, comento um pouco sobre o cronograma. Muita atenção nessa parte. É comum que projetos estourem os prazos. Porém, na maioria das vezes é em função de um determinado recurso que foi solicitado no meio do projeto ou porque o layout do projeto demorou a ser aprovado. Seja porque não acertamos o que o cliente queria ou seja porque o cliente mudava de idéia constantemente sobre o que ele realmente queria. De qualquer forma, temos que aprender a lidar com estas situações e lembrar que o cliente é leigo. Muitas vezes ele realmente não vai saber o que quer até que consiga visualizar sua idéia graficamente. Temos que balizar os limites do que foi previamente combinado, porém sem prejuízo ao cliente e claro, sem que deixemos que clientes abusem de nosso trabalho. Afinal, não somos amigos. Temos uma relação profissional.

Sendo assim, sugiro, sempre que puder, deixar claro que o cronograma é uma estimativa. E que fatores como atraso no feedback, solicitação de mudanças, entre outras questões, podem afetar na estimativa inicial.
Exemplo:
- O tempo de desenvolvimento do projeto depende da rapidez do contratante em atender solicitações referentes ao projeto, entrega de material (textos ou imagens), aprovação de layouts e agendamento de reuniões para briefings. Os prazos podem sofrer alterações caso haja modificações no escopo inicial do projeto.

Agora, vem a parte mais importante - valores. Podemos informar esta parte de diversas formas. Cada recurso separadamente, ou listar os recursos e dar um valor final. A decisão é sua, de acordo com seu estilo de trabalho. A vantagem de dar os valores separadamente, é que o cliente tem a possibilidade de “dimensionar” à sua verba disponível e pode acabar deixando recursos trabalhoso, porém superficiais, de lado, num primeiro momento. A vantagem de informar um valor final, é que você negocia diretamente com ele o valor final do projeto e decidem juntos quais recursos podem ficar de fora.
Exemplo:
- Criação de banco de dados: R$ (valor)
- Programação do layout: R$ (valor)
- Programação das páginas dinâmicas: R$ (valor)
- Programação do sistema: R$ (valor)
Obs: Pode dividir por módulos.
- Criação de animação: R$ (valor)
- Criação de banner: R$ (valor)
- Consultoria: R$ (valor)

Logo em seguida, comento sobre formas de pagamento. Uma regra de ouro: sempre cobre um percentual de sinal. Não só valoriza seu trabalho, mas também, em termos práticos, formaliza a contratação e garante que você possa dedicar exclusivamente a aquele projeto, por tempo integral, para garantir a qualidade do trabalho.

Lembre-se: a questão principal é otimização de tempo, sempre. Então, quanto mais tempo empenhar na fase inicial do projeto, menor a chance de “voltar” para refazer qualquer parte, que pode diminuir seus ganhos e tornar o desenvolvimento desagradável. Nenhum profissional gosta de trabalhar infeliz, independentemente do prazer que sente ao realizar qualquer tarefa.

Normalmente solicito entre 20% e 30% de sinal e o restante dividido em parcelas mensais. A quantidade de parcelas depende diretamente do valor do projeto. E claro que o valor do projeto também depende de onde você vive (se tem um custo de vida alto ou não).
Dica: Existem meios de pagamento em que você consegue enviar para o cliente, e ele parcelar diretamente com a instituição financeira. O melhor de tudo: você recebe integralmente, porém com um pequeno desconto no valor recebido. Na minha opinião, vale a pena.
Alguns eemplos de empresas de transação eletrônica que pode ajudar:
- PagSeguro
- PayPal
- BCash
- PayU

Mais uma vantagem: Você pode abrir uma conta tanto como pessoa física, quanto como pessoa jurídica.

Por último, gosto de colocar alguns recursos “opcionais”, para que o cliente saiba que estas solicitações, que normalmente fazem como se não fossem “nada demais”, também demandam tempo de desenvolvimento. Alguns exemplos:
- Versão mobile ou site que seja responsivo;
- Versão em outros idiomas;
Junto com esta parte, também coloco recursos secundários ao projeto. Ou que o cliente tenha solicitado, ou que você saiba, pela sua experiência, que projetos de um determinado tipo, podem precisar, como:
- Emissão de nota;
- Custo de serviço de hospedagem;
- Migração de dados de um site antigo;

Esta, seria a estrutura básica de uma proposta de projeto. Ao longo do tempo, criei modelos de proposta de projetos com a seguinte organização de diretórios:
- Modelos
- Apps
- e-commerce
- Sites
- Portais
- Sistemas
- Vídeos
(outros tipos que venha a trabalhar)

Dentro de cada diretório, organizo as propostas de acordo com a dimensão/valos do projeto.
- Site institucional com 5 links sem gerenciamento de conteúdo;
- Site institucional com 10 links com gerenciamento de conteúdo;
- Site informativo com 30 links com gerenciamento de conteúdo;
- Site classificados com gerenciamento de conteúdo;
E assim por diante.

Novamente: o propósito dessa organização, no final das contas, é sempre a otimização de tempo para elaboração de propostas. Um fator importante para impressionar sua prospecção, é a velocidade que você consegue enviar uma proposta precisa. Nos dias de hoje, temos que ganhar pontos com todos os aspectos importantes para conquista um novo cliente.

Você pode enviar suas propostas de duas formas. Ou colocando todo o conteúdo no corpo do e-mail ou anexando um arquivo junto ao e-mail. No segundo caso, acho mais interessante ser um PDF, pois pode dar um tratamento gráfico especial. Se optar pela primeira forma, sugiro utilizar uma assinatura de e-mail ou corpo de e-mail para realizar o envio.
- Tutorial MySignature
- Tutorial Outlook 2016
- Tutorial Assinatura GMail em HTML

Existem diversos outros tutoriais nesta linha, no youtube.

*Prospecção: trabalho de contato inicial para um possível futuro cliente.
Obs: estas definições não são exatas. São somente uma forma simplificada para explicar a intenção do sentido da palavra, na explicação.