Uma das questões mais complicadas e de maior atrito quando está tentando aprovar um layout com o cliente é explicar este conceito, pois é um pouco difícil para o leigo entender.
Primeiramente, uma breve explicação, caso nem mesmo você, que gostaria de se tornar um web designer, entenda claramente ainda: computadores de diferentes usuários e configurações utilizam diferentes resoluções. Mas o que é resolução? Uma pergunta essencial que deve ser respondida antes de prosseguirmos.
Basicamente, trata-se da quantidade de pixels que um monitor está configurado para exibir. Quanto mais pixels, maior a resolução e, conseqüentemente, melhor a qualidade de imagem, pois tem mais “definição”. Caso ainda precise de mais esclarecimentos sobre isso, acesse o link:
https://www.tecmundo.com.br/video/947-o-que-e-resolucao-.htmPara complicar ainda mais, o mesmo monitor do mesmo usuário pode ter diversas resoluções. Aí, entramos na parte de configuração de tela do usuário. Por exemplo: o sistema operacional (Windows ou MacOS) do usuário pode ter a possibilidade de configuração de 800 x 600 (800 pixels de largura por 600 pixels de altura), 1024 x 768, entre tantas outras. Para piorar, temos também as resoluções de celular, que podem variar bastante também, como: 320 x 480, e muitas outras resoluções.
Conforme fomos avançando com a tecnologia e os monitores grandes foram ficando mais baratos, o padrão de resolução foi mudando. No final dos anos 90 / início dos anos 2000, o padrão mais utilizado era 800 x 600 – aproximadamente 80% dos usuários. Logo depois passou a ser 1024 x 768. Mas por que todas estas informações são importantes? Porque, como é uma questão complexa de entender, você vai precisar de bastante informação para explicar ao seu cliente. Caso contrário, a falta de entendimento pode se tornar atrito. Segue um link com a lista de padrões de resolução de tela:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_resolu%C3%A7%C3%B5es_de_v%C3%ADdeoTer este entendimento claro também vai ajudar na elaboração de outros materiais, como animações, vídeos e imagens digitais para diferentes mídias.
Além disso, você também precisa ter este entendimento sólido para criar os layouts, pois, qualquer programa gráfico que utilizar, vai precisar definir uma resolução do documento para começar a criação. E, ainda, vai precisar definir um padrão de resolução que você vai criar os layouts que melhor consegue demonstrar este conceito junto aos seus clientes. Sendo que este padrão pode mudar de tempos em tempos. Como comentei acima que, o padrão de uso de resolução por usuários muda de tempos em tempos, você também vai precisar mudar a resolução de como cria os layouts dos sites para aprovação.
Prosseguindo, vou demonstrar um pouco como eu faço a aprovação dos layouts, nos dias de hoje. Primeiro, tenho alguns documentos padrões com a resolução máxima das telas de hoje – 1920 x 1080 – full HD. Você já deve ter ouvido falar deste padrão, pois é uma resolução bastante utilizada por TVs modernas, certo? Pois é. Mas não ainda pelos computadores desktop. Como sei disso? Consulto constantemente as estatísticas de uso de resoluções:
W3School:
http://www.w3schools.com/browsers/browsers_display.aspMundo a fora:
http://www.w3counter.com/globalstats.phpWikipédia:
http://en.wikipedia.org/wiki/Display_resolutionLevando estas informações em consideração, decidi fazer o seguinte para o início da criação dos layouts: Minha área total é de 1920 x 1080. Sendo que faço uma marcação de uma área de resolução “wide” – 1366 x 768. E ainda faço mais uma marcação segura – 1024 x 768. Mas espere: não acabou ainda. Estas resoluções são telas cheias. Porém, os navegadores possuem interface e botões que tomam espaço nesta área.