Para qualquer um destas situações, ainda existem alguns detalhes a serem levados em consideração na hora do recebimento do orçamento.
- A linguagem de programação, técnica e banco de dados que o projeto será desenvolvido.
- O projeto será desenvolvido em uma plataforma de programação existente para gerenciamento de conteúdo, como
Joomla,
Drupal,
Wordpress,
Magento, entre outros.
- O projeto será desenvolvido em plataforma de programação exclusiva para gerenciamento de conteúdo e recursos especiais.
Resumidamente, a lógica é a seguinte: Quanto mais tempo a empresa, agência ou profissional gastar em seu site, maior o custo, pois são sempre avaliadas em horas trabalhadas no projeto.
Seguem alguns esclarecimentos sobre estas questões:
- Linguagem de Programação e Banco de Dados
Este detalhe influencia no tempo e complexidade de seu projeto. As linguagens mais utilizadas no mercado são
ASP.NET e
PHP. ASP.NET é um “framework” bem moderno, indicado para projetos de grande porte, porem sua complexidade exige tempo de programação, e pode aumentar o investimento em seu projeto. PHP pode funcionar de forma mais simplificada. A velocidade de programação é relativamente rápida em função de sua estrutura de funcionamento de linguagem, o que pode deixar seu projeto mais barato.
Outra questão é o banco de dados a ser utilizado. Os mais utilizados em projetos web hoje em dia são SQL Server e MySQL. MySQL possui uma capacidade bem grande e serve para projetos tanto de pequeno porte quanto de grande porte. SQL Server entra na categoria de grandes bancos de dados. Esta decisão depende mesmo do perfil de seu projeto.
- Plataforma de Programação Existente (Joomla, Drupal, Wordpress, Magento, entre outros)
Estas plataformas são muito utilizadas no mercado. Possuem vantagens e desvantagens. A maior vantagem é o baixo custo que seu projeto acaba tendo, pois muitas funções já estão prontas para serem aplicadas em seu site. Porém, caso seu projeto tenha alguma pequena forma de funcionamento que não esteja previsto por nenhuma destas plataformas, você pode ter uma frustração em seu desenvolvimento. Ou por conta da empresa que contratou, decidir não investir o tempo necessário para o desenvolvimento de parte daquela função, ou acabar abdicando da sua concepção inicial em função da complicação da aplicação deste recurso.
As empresas ou profissionais têm resistência em desenvolver funções exclusivas dentro destas plataformas por um motivo muito simples. Estas plataformas não foram desenvolvidas por estas empresas ou profissionais, então muitas vezes, eles têm que estudar bastante os códigos fontes para criar uma maneira de incorporar o funcionamento solicitado.
Outra desvantagem também é em relação à grande quantidade de recursos disponíveis nestes sistemas. Isso pode ser um complicador caso o seu projeto seja operado ou atualizado por profissionais não muito bem qualificados. E normalmente estas plataformas prontas não são voltadas para a realidade do mercado nacional.
- Plataforma de Programação Exclusiva
Esta é a solução ideal para praticamente qualquer projeto, pois você acaba tendo total controle sobre funções, navegação e projeto visual. Em muitos casos, o valor de investimento pode até ser igual ou inferior aos projetos desenvolvidos em plataforma existente. Porém, se o seu projeto possui funções e recursos bem específicos, pode se preparar para um valor maior de desenvolvimento.
Um bom exemplo de plataforma exclusiva é a plataforma
SyncSystem. Sua estrutura de funcionamento foi concebida para ser bem flexível e adaptar o funcionamento ao projeto e não ao contrário, como algumas plataformas existentes fazem.