Antes de decidir por qual tipo de desenvolvimento, vou levantar alguns pontos sobre cada um destes tipos de projetos de e-commerce.
Para que sua opção de desenvolvimento seja a correta, procure saber antecipadamente sobre o perfil dos produtos que vai comercializar. Por exemplo:
- Se o seu produto possui variações de tamanho;
- Variações de cores;
- Se os valores destas variações serão iguais para aquele determinado produto;
- Entre outras características.
Estes detalhes são importantes para avaliar se o sistema que escolher, tem capacidade de gerenciar todas estas variações, para não começar a desenvolver sua loja virtual de uma determinada forma e no meio do caminho, descobrir que o sistema não tem suporte para as características que necessita. Outro detalhe importante é definir algumas questões secundárias da organização da sua loja, como por exemplo:
- Se a sua loja será organizada em categorias e subcategorias;
- Se terá mais dois ou três níveis de categorias;
- Se terá uma área de promoções, destaque, lançamentos ou algo similar;
- Entre outros detalhes.
Por fim, alguns outros aspectos devem ser levados em consideração, em relação à finalização de compras, como por exemplo:
- Quais recursos gostaria de colocar na finalização da compra, como alteração de quantidade, exclusão de itens, entre outros;
- Como são feitas as entregas das mercadorias? Sistema de cálculo automatizado de frete, busca no local, entregas internacionais, entrega em mãos, entre outras possibilidades;
- Como será o cadastro de clientes? Informações básicas, informações específicas juntamente com uma pesquisa de perfil ou alguma outra forma?
Na parte de Backend/BackOffice, algumas possibilidades são:
- Cadastro e gerenciamento de clientes;
- Controle de estoque (automatizado ou não);
- Envio de mala-direta;
- Entre outras funcionalidades.
Lembre-se que, quanto mais recursos e automação, mais alto o investimento.
Um sistema de comércio eletrônico pode crescer indefinidamente, pois existem sempre diversos recursos que podem fazer parte do seu projeto que a experiência do usuário seja cada vez melhor e resulte em mais vendas. Porém, recursos específicos, aumentam custos de desenvolvimento, então sugiro sempre que comece com poucos e básicos recursos, para que possa testar a venda de seu produto e ir acrescentando conforme as vendas crescem.
Recursos específicos também dificultam a utilização de sistemas prontos, que pode resultar em aumento de valor de investimento do seu projeto, pois estes sistemas são concebidos com as funções mais comuns e normalmente são desenvolvidos fora do Brasil, então não possuem recursos locais. Porém, terá menos chances do seu projeto ser desenvolvido de forma errada e diminuir ainda mais a possibilidade de você ter que trocar de sistema no meio do projeto.
Nos casos de venda de serviços, o processo de venda acaba sendo um pouco mais simplificado, pois não envolve o envio de mercadorias. Mas o processo de compra não pode ser dificultado para o visitante, pois pode resultar em perda de vendas.
Comercialização de áreas restritas ou acesso a sistemas, é sempre bom fazer com desenvolvimento exclusivo. Ainda mais se o sistema que for desenvolver não estiver programado. E esta integração é essencial para o sucesso da sua idéia.
Seguem os contatos de algumas empresas que possam auxiliar no funcionamento da sua idéia:
• Jorge Mauricio – Full Stack Web Developer
www.jorgemauricio.com• Web Inventor – Imagine, Realize!
www.webinvento.com.br• Planejamento Visual – Arte e Tecnologia
www.planejamentovisual.com.br